Skip to main content

AL cresce menos do que a OCDE

By 10 de diciembre de 2014No Comments
Por De São Paulo

A economia da América Latina terá em 2014 o mais fraco desempenho econômico em cinco anos, segundo dados divulgados ontem pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Com isso, pela primeira vez em uma década a economia da região terá um crescimento médio menor do que a média dos países da OCDE, um grupo de economias desenvolvidas, estimado em 1,8%.

De acordo com o relatório Perspectivas Econômicas da América Latina 2015, a taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da região neste ano ficará entre 1% e 1,5%. O número se compara aos 2,5% registrados no ano passado e à alta de 2,9% de 2012. A expectativa para 2015 é de uma retomada para algo entre 2% e 2,5%.

O desempenho ‘reflete fatores externos, como a queda das commodities causada principalmente pela desaceleração da economia da China, e os maiores custos de financiamento, além das perspectivas de menores entradas de capitais’. ‘Apesar de os níveis de crescimento variarem de um país para o outro, em parte por causa de diferentes estratégias de manejo econômico, essas projeções sinalizam o fim de um período de dez anos’ de crescimento maior da América Latina do que a média da OCDE.

 

Leave a Reply