Renovação cria um ambiente ainda mais amistoso para a visita da presidente Dilma Rousseff no final do mês aos Estados Unidos da América
Em votação na tarde desta quinta-feira (25), o Senado norte-americano aprovou a renovação do Sistema Geral de Preferências (SGP) até 2017 e com efeito retroativo, beneficiando 131 países e cerca de três mil produtos. O Brasil continuará a ser beneficiado pelo Sistema, que não teve sua renovação aprovada no Congresso norte-americano no ano de 2014.
O SGP foi criado para que nações em desenvolvimento possam ter acesso privilegiado aos mercados de nações desenvolvidas. Por meio dele, certos produtos originários e procedentes de países beneficiários em desenvolvimento e de menor desenvolvimento recebem tratamento tarifário preferencial nos mercados outorgantes desse programa.
Sua aprovação acontece na véspera da viagem oficial da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos da América. Apesar do sucesso do encontro entre os líderes dos dois países não estar pautado exclusivamente pelo tema, “a renovação do SGP cria um ambiente ainda mais amistoso para a visita”, destaca a consultora em Comércio Internacional da Barral M Jorge, Renata Amaral.
Com a aprovação de hoje, o Sistema voltará a valer até dezembro de 2017, beneficiando milhares de produtores e exportadores brasileiros que poderão exportar seus produtos ao mercado norte-americano com preferência tarifária.
‘O SGP é um mecanismo importante de acesso para centenas de empresas médias no Brasil, sobretudo as que compõem o supply chain de grandes companhias americanas. Sua renovação é relevante, sobretudo quando empresas exportadoras brasileiras competem com outras origens para compor a cadeia produtiva; nesses casos, pequenas diferenças tarifárias são relevantes para obter os contratos de exportação’, enfatiza o sócio-consultor da Barral M Jorge e ex-secretário de Comércio Exterior, Welber Barral.
____________________
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Barral M Jorge
Vinícius Eulálio
Contato: (61) 3223-2700 / (61) 9877-3272
E-mail: [email protected]