Skip to main content

BMJ participa de Seminário, em Milão, que discute exportação de produtos do agronegócio brasileiro

By 26 de junio de 2015No Comments

De Milão

A Barral M Jorge, representada pelo consultor externo Rui Faria da Cunha, participou, no último dia 24, do Seminário “Barreiras não tarifárias e barreiras regulatórias no comércio internacional de alimentos” em Milão, na Itália. O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além de representantes do Organics Brazil.

Foto: Rui Faria da Cunha

Os palestrantes realçaram o crescente impacto que as medidas não tarifárias têm na exportação dos produtos do agronegócio brasileiro, medidas essas que se revestem por vezes de caráter discriminatório e abusivo.

Apesar dos fóruns multilaterais serem indicados por todos como o principal palco para discutir estas questões, não se exclui a possibilidade de trabalhar em nível bilateral com os principais mercados compradores dos produtos brasileiros, como os Estados Unidos e a União Europeia, nomeadamente por meio da cooperação regulatória.

Os representantes brasileiros, tanto do setor privado quanto do público, destacaram a importância que teria a conclusão do acordo de associação que vem sendo negociado entre a União Europeia e o Mercosul desde 1999.

Representantes do governo acreditam que há condições para que seja efetuada a esperada troca de ofertas de acesso a mercado até o final de 2015, tal como resultou da reunião ministerial UE-Mercosul ocorrida em Bruxelas no último dia 11 de junho.

Enquanto não sai um acordo bloco a bloco, é do interesse do Brasil continuar o diálogo bilateral com a União Europeia em matéria regulatória, de acordo com os presentes.

Foi feita igualmente referência à questão dos padrões privados, com os quais os exportadores brasileiros são cada vez mais confrontados e com relação aos quais não existe ainda um marco regulatório claro, ficando no livre arbítrio das grandes distribuidoras.

O evento, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e investimento (Apex-Brasil), aconteceu no pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015.

 

Leave a Reply