O evento, que é aberto ao público, será realizado na próxima segunda-feira, dia 10, na UnB
A agenda do Projeto Brasil 2016, uma parceria inédita entre a Barral M Jorge (BMJ) e empresas juniores de Relações Internaconais e Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), inicia o segundo semestre com palestra do jornalista Silvio Cascione, correspondente sênior da agência de notícia Reuters em Brasília, sobre a experiência da imprensa internacional na análise de riscos políticos e econômicos. O evento, que é aberto à comunidade, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, a partir das 18h30, no auditório do Ipol/Irel da UnB, campus Darcy Ribeiro.
A palestra será dividida em três momentos: no primeiro, Silvio Cascione irá abordar a importância do jornalismo na análise e previsão de riscos políticos e econômicos; no segundo, pretende-se debater o cenário econômico atual, com destaque para as expectativas dos analistas econômicos sobre a possibilidade de rebaixamento do grau de investimento do Brasil; o terceiro momento da palestra terá como foco abordar como a volatilidade política tem afetado as perspectivas econômicas, e será seguida de debate com os acadêmicos do projeto.
“A imprensa internacional tem se especializado cada vez mais na análise de riscos políticos e econômicos. Seu alcance influencia na percepção que governos e empresas estrangeiras têm tido sobre o Brasil”, afirma o consultor da Barral M Jorge e um dos organizadores do Projeto Brasil 2016, Gabriel Petrus, sobre a importância de se discutir o tema. “A BMJ lançou o projeto no início do ano por entender que existe espaço no mercado para a formação de mais profissionais dedicados à análise de riscos políticos e elaboração de cenários”, completa.
Além dessa novidade para o segundo semestre, a Embaixada do Reino Unido no Brasil irá organizar um workshop que discutirá como o Foreign and Commonwealth Office lida com a construção de cenários prospectivos para o mundo. As datas e horários serão divulgados posteriormente.
Sobre o jornalista
Silvio Cascione é correspondente sênior da Reuters em Brasília, responsável pela análise de indicadores econômicos e expectativas de mercado na América Latina. Jornalista com especialização em economia e finanças pela FGV-SP.
Conheça o Projeto
Com o objetivo de promover a capacitação de estudantes no desenvolvimento de metodologias para a análise de risco, o Projeto Brasil 2016 surgiu em razão da constatação de uma lacuna de mercado existente neste setor.
Os grupos se reúnem com um calendário próprio para debater quatro grandes agendas: ambiente político-institucional, macroeconomia, setorial – que trata de assuntos como infraestrutura, transporte, energia e meio-ambiente -, e conjuntura da América Latina.
A cada mês, o diagnóstico dos trabalhos é apresentado em reuniões gerais. Os encontros terão como resultado final a produção de um documento estratégico de análise de risco da conjuntura política e economia do Brasil para 2016.