OMC alerta para riscos nos emergentes

Por Assis Moreira | Valor

GENEBRA – As economias em desenvolvimento estão atualmente expostas a vários riscos acumulados, alerta a Organização Mundial do Comércio (OMC), ao anunciar nesta segunda-feira suas projeções para exportações e importações para este ano.

A OMC aponta, entre os riscos, enormes déficits de conta corrente, como na Índia e na Turquia, crise monetária na Argentina, excesso de investimento na capacidade de produção e reequilíbrio das economias destinadas a favorecer o consumo interno em relação à demanda externa.

Enquanto a projeção é de crescimento de 4,7% para o comércio mundial neste ano, a estimativa da OMC é de expansão menor na América do Sul e Central.

Na região, a expectativa da entidade é de crescimento de 4,4% nas exportações, abaixo da média de 4,9% dos últimos vinte anos.

Da mesma maneira, a alta das importações para este ano é projetada em 4,1%, comparado a uma média de 5,4% nos últimos vinte anos.

Para a OMC, os riscos geopolíticos trazem um novo elemento de incerteza para suas projeções. Os conflitos civis e problemas territoriais no Oriente Médio, na Ásia e no Leste Europeu podem provocar alta no preço de energia e perturbar o comércio internacional, se essa situação se agravar, diz a entidade global.

“Mas, como o momento e a incidência desse tipo de riscos são essencialmente imprevisíveis, não estão diretamente tomados em conta em nossas projeções”, diz a entidade.

 

 

Episódios

#17 COP 30 in loco

#16 Between tariffs and diplomacy: Brazil and the US in a new chapter

#15 Energy in focus: Provisional Measures and the Legislative Landscape

BMJ Newsletter: Influence begins with information.