EUA e China chegam a acordo de tarifa zero que pode render US$1 tri

PEQUIM  –  Estados Unidos e China chegaram a um acordo para derrubar tarifas sobre uma ampla gama de produtos de tecnologia, segundo um oficial sênior de comércio americano informou nesta terça-feira, em um acordo que pode valer cerca de US$ 1 trilhão em comércio bilateral.

Os dois países chegaram a um acordo para expandir o Acordo de Tecnologia da Informação, um pacto global de comércio tecnológico, que inclui  semicondutores de última geração, aparelhos médicos, aparelhos de GPS, cons oles de videogames e outros produtos mais recentes, disse Michael Froman , representante comercial dos Estados Unidos, nesta terça-feira em Pequim.

O acordo pode ser ratificado em dezembro.

Estados Unidos, União Europeia e Japão vêm pressionando por uma atualização desse acordo, negociado inicialmente em 1997, para conter tarifas do setor de tecnologia. A China, porém, não foi a fundo no acordo, segundo negociadores, porque desejava proteger sua indústria de semicondutores para desenvolvê-la.

Negociadores americanos e chineses realizaram uma maratona de sessões comerciais às margens do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que está sendo realizado em Pequim, para chegar a um acordo.

Os Estados Unidos contavam com o fato de a China ser anfitriã da Apec para levar adiante negociações com resultados concretos.

(Dow Jones Newswires)

 

Episódios

#13 Belém no centro do mundo – menos de 100 dias para a COP

#12 De Trump a Lula: Tarifas, Tensão Política e o Futuro Comercial do Brasil

#11 Crise do IOF, CPMI do INSS e o Depoimento de Bolsonaro no STF

Newsletter BMJ: influência começa com informação