O Presidente Interino Michel Temer aprovou nesta quarta-feira (29) uma medida que concede uma verba adicional para programas sociais do governo, para a área de educação e para funcionários públicos. Temer anunciou um aumento de 12,5% no programa Bolsa Família, porcentagem maior do que Dilma havia apresentado – 9% – e lançou R$ 742 milhões para serem aplicados na educação básica de estados e municípios. Enquanto isso, o Senado aprovou um aumento salarial de 41,47% para os funcionários públicos do Poder Judiciário.
De acordo com o núcleo de análise política da Barral M Jorge, o gasto já era previsto. “Apesar do aumento nos gastos governamentais surgir em um momento de corte de verba, o ajuste não veio como uma surpresa. Na verdade, Temer está se esforçando para aumentar a confiança e reunir o apoio de diferentes grupos sociais, de modo a garantir estabilidade em sua administração” afirmou o representante do núcleo, Juliano Griebeler.
Apesar dos esforços, a pesquisa de satisfação do Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) foi divulgada na manhã de hoje (1º) e apontou que 39% dos brasileiros avaliam o governo atual como ruim ou péssimo. A pesquisa também apontou que 13% avaliam o governo como ótimo ou bom e 36% acham que ele é regular. Entre os ouvidos, 13% não souberam ou não quiseram responder.
Em relação aos números divulgados, o Núcleo afirma que o desdobramento de esquemas de corrupção e suborno envolvendo autoridades do governo contradiz a imagem positiva que o Presidente está a tentar apresentar após o impeachment.
………………………………………………………………
Texto e Assessoria de Comunicação
Camilla Azeredo
Telefone: (61) 3223-2700
E-mail: [email protected]