As últimas pesquisas eleitorais para presidente apontam a possibilidade de decisão no primeiro turno e geram a expectativa de um questionamento das urnas por parte do Presidente Jair Bolsonaro (PL). Em carta divulgada pelo partido de Bolsonaro nesta semana, novas contestações às urnas foram feitas. O documento foi visto como um gesto ruim entre os políticos e recebeu críticas internacionalmente. Nossos consultores Érico Oyama, Luciana Rodrigues, Raquel Alves e Vinícius Colli analisam esses e outros assuntos no episódio dessa semana do nosso podcast.
Às vésperas do primeiro turno, o Presidente Lula (PT) tem intensificado sua campanha com apelo ao ‘’voto útil’’ e pedidos contra a abstenção. Com uma margem apertada, o voto útil’ pode dar ao candidato a chance de definir a eleição sem precisar de segundo turno. A expectativa, no entanto, é de que haja questionamento dos resultados por parte de Bolsonaro. O partido do presidente divulgou uma carta acusando as urnas eletrônicas de serem manipuladas. O documento sem assinatura foi incluído no inquérito das Fakes News pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes. O relatório também teve resposta dos Estados Unidos e a da União Europeia, que pediram por respeito as urnas.
Também nesta semana, a Medida Provisória 1118 perdeu a validade. A MP suspende crédito tributário sobre combustível com alíquota zero. Na prática, a medida aumentaria o preço das contas de luz. Por ter sido aprovada sem oitivas com consumidores e com o setor responsável, ela caducar pode ter sido positivo para o governo às vésperas da eleição. Confira a nossa análise!
Podcast: Reproducir en una nueva ventana | Descargar
Suscríbete: Correo electrónico | RSS | Más