Skip to main content

União Europeia e Mercosul concordam em avançar nas negociações de comércio

By 8 de abril de 2016No Comments

De acordo com nota oficial lançada nesta manhã pela União Europeia (UE), a UE trocará propostas de acesso a mercado com o Mercosul na segunda semana de maio. 

A notícia foi divulgada após reunião entre a Comissária de Comércio Exterior da UE Cecilia Malmström e Rodolfo Nin Novoa, Ministro das Relações Exteriores do Uruguai e atual presidente do Mercosul. As propostas devem especificar os caminhos para abertura mutua de mercados. Na ocasião, foi definido ainda um roteiro para futuras conversas ao longo do ano. 

O consultor externo de Comércio Internacional da Barral M Jorge, Rui Faria, que acompanha o processo direto de Bruxelas, cidade cúpula das decisões de hoje, afirmou que a troca de ofertas simboliza uma alavanca para relançar as negociações Mercosul-UE, paradas desde outubro de 2012. De acordo com Faria “a apresentação de propostas terá um papel significativo nas relações entre o Brasil e o bloco europeu, cuja cúpula política anual não ocorre desde fevereiro de 2014, tendo em vista que as trocas comerciais entre as duas regiões se encontram em declínio desde 2012′. 

A consultora de Comércio Internacional da BMJ, Andrezza Fontoura, afirmou que “fortalecer as relações comerciais entre a UE e o Mercosul por meio de um pacto ambicioso e abrangente é de grande importância para a economia do Brasil, principalmente na tendência atual de negociações de mega-acordos regionais”.

 

Histórico

Intensas negociações ocorreram entre a UE e o Mercosul nos anos de 1999 a 2004. Depois de uma proposta de abertura de mercado malsucedida em 2004, as negociações foram suspensas por seis anos. Desde a retomada dos diálogos sobre o assunto em 2010, ocorreram nove rodadas de negociações a fim de preparar o cenário político e econômico para a nova troca de propostas que ocorrerá em breve.

 

Números

As exportações da UE para os países-membros do Mercosul têm aumentado progressivamente ao longo dos últimos anos, tornando o Mercosul seu 6ª mercado mais importante em destino de exportações. A UE representa o maior investidor estrangeiro na América Latina sendo o parceiro número um em trocas comerciais. Em 2015, a troca de bens entre as duas zonas comerciais resultou em um montante de mais de mais € 88 bilhões.

 Veja as fotos oficiais da reunião em Bruxelas.

 

……………………………………………………………….

Assessoria de Comunicação
Camilla Azeredo 
Telefone: (61) 3223-2700
E-mail: [email protected]

Leave a Reply