Foi instalada hoje (26) a Comissão do Impeachment no Senado Federal. O objetivo é elaborar o parecer a ser julgado pelos Senadores que pode dar continuidade ao processo de Impeachment da Presidente Dilma.
A presidência da Comissão ficou o Senador Raimundo Lira do PMDB/PB, que foi eleito por unanimidade. Já a relatoria da Comissão, gerou debate. O nome elencado foi o do Senador Antônio Anastasia (PSDB/RJ), que recebeu três recursos desfavoráveis das Senadoras Gleisi Hoffmann (PT/PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), que são contra o impeachment. O motivo exposto pelas senadoras foi o de que por ser do PSDB, Anastasia não teria imparcialidade na elaboração do parecer. Apesar dos questionamentos, o Presidente Raimundo Lira negou os recursos, afirmando que nem Anastasia nem o PSDB são autores do pedido de impeachment, hipótese em que estaria prevista nas regras do Senado o impedimento do parlamentar para ocupar a função na comissão.
O restante da comissão foi composto de acordo com a proporcionalidade dos partidos no Senado, o que fez com que a bancada de apoio ao governo fosse representada por apenas quatro parlamentares.
De acordo com o Núcleo de Análise de Risco Político da Barral M Jorge, embora o governo continue batalhando, dificilmente conseguirá reverter a situação e convencer os senadores a não aceitarem o procedimento. Estima-se que quinze senadores da comissão sejam favoráveis à aceitação da iniciativa, cinco contrários (bloco de apoio ao governo e a Senadora Vanessa Grazziotin), e um indeciso (Senador Raimundo Lira).
Veja a formação completa da Comissão do Impeachment:
……………………………………………………………….
Assessoria de Comunicação
Camilla Azeredo
Telefone: (61) 3223-2700
E-mail: [email protected]