Em uma época de desconforto político em boa parte do mundo, a edição de agosto do Boletim BMJ traz em sua capa os candidatos às eleições dos Estados Unidos, que ocorrerão em novembro deste ano, e como seus pleitos eleitorais protecionistas podem afetar o comércio global. As informações foram fruto da entrevista especial feita pela Consultora em Comércio Exterior Monica Rodriguez com Mauricio Santoro, doutor em Ciência Política e professor de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Para abrir a 9 ª edição da nossa revista de Comércio Internacional, Renata Vargas, Coordenadora de Comércio Internacional da BMJ, nos presenteia com o artigo de opinião “Por que ainda apostar na OMC? ”, no qual apresenta reflexões, em consonância com a entrevista de capa, sobre os diferentes desafios enfrentados para liberalizar o comércio em um mundo cada vez mais protecionista.
Em seguida, em “Inovação tecnológica e regulação: o que a Revolução Industrial e o Uber têm em comum? ”, Jorge Sotto Mayor apresenta o embate de opinião entre o setor industrial e a população consumidora de bens e serviços no que diz respeito à regulamentação de tecnologias inovadoras.
Além disso, Victor Hugo Brandão dialoga sobre o Projeto de Lei 4567 de 2016 que põe fim à obrigatoriedade de atuação da Petrobras como operadora única das áreas do Pré-Sal. O artigo explica os benefícios e o impacto produtivo para o Brasil da aprovação do Projeto em tramitação no Congresso Nacional.
Ainda nesta edição: divulgamos dados comerciais relativos à África do Sul e também os acontecimentos do último mês na OMC em relação a negociações e disputas comerciais.
Boa leitura!
Clique aqui para ler a edição desse mês.
Se você deseja receber o Boletim BMJ em seu e-mail mensalmente, clique aqui.
Camilla Azeredo
Coordenadora da Comunicação