Temas que influenciam as relações entre os dois países serão votados até o final desta semana, quando o Legislativo norte-americano entra de férias
A dois dias de entrar em recesso, o Congresso norte-americano se esforça para votar projetos de lei que interessam diretamente ao Brasil. Depois das tensões envolvendo o Estado brasileiro e os Estados Unidos da América (EUA) com o episódio das espionagens, a presidente Dilma Rousseff irá se encontrar com Barack Obama no final do mês que vem e as decisões do Congresso esta semana podem criar um ambiente mais harmonioso para a assinatura de acordos.
Um dos temas que está em pauta para a votação diz respeito à renovação do Sistema Geral de Preferência (SGP), que foi criado para que nações em desenvolvimento pudessem ter acesso privilegiado aos mercados de países desenvolvidos, com tratamento tarifário preferencial.
“Em 2014, não houve a renovação do SGP para nenhum país beneficiado pelo sistema. O assunto é uma das prioridades do Congresso norte-americano a ser votado antes do recesso”, destaca a consultora em comércio internacional da Barral M Jorge, Renata Amaral.
O Brasil apresenta atualmente um déficit comercial de aproximadamente US$8 bilhões com os EUA, de acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores divulgados em janeiro de 2015 referentes ao ano de 2014. Um dos focos da visita é a intensificação das relações com Washington, por meio da possibilidade de entrega de um Memorando de Entendimento firmado por ambos os presidentes com a atenção voltada, especialmente, a dois temas: convergência regulatória e facilitação de comércio.
“As expectativas são boas e ambos os países parecem estar engajados no aumento do fluxo comercial bilateral”, analisa a consultora. “E é claro que a renovação do SGP cria um ambiente ainda mais amistoso para a visita”, completa.
____________________
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Barral M Jorge
Vinícius Eulálio
Contato: (61) 3223-2700 / (61) 9877-3272
E-mail: [email protected]