Lobby: crime ou negócio?

A deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) deve apresentar nos próximos dias ao Congresso Nacional o texto de regulamentação da polêmica profissão de lobista. O lobby consiste na atividade de pressão sobre o setor público para defender interesses de um determinado grupo. Atualmente no Brasil não há uma legislação que atue sobre o lobby, diferentemente de países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Chile, que já regulamentaram a atividade.

A falta de leis sobre o tema, acaba deixando brechas na atuação dos lobistas que muitas vezes exercem atividades ilegais como o pagamento de propina, prática bastante apontada nas grandes investigações federais como as operações Zelotes e Lava Jato. 

Em entrevista à revista Isto É Dinheiro, Welber Barral, sócio da Barral M Jorge, defendeu a regulamentação do tema e complementou que “há muitas empresas sérias em Brasília que trabalham com relações governamentais e há ex-políticos que fazem mala preta”.    

 

Leia aqui a reportagem especial ‘Lobby: crime ou negócio?’. 

Episódios

#13 Belém no centro do mundo – menos de 100 dias para a COP

#12 De Trump a Lula: Tarifas, Tensão Política e o Futuro Comercial do Brasil

#11 Crise do IOF, CPMI do INSS e o Depoimento de Bolsonaro no STF

Newsletter BMJ: influência começa com informação