Skip to main content

35% a menos de custo: Brasil e Argentina assinam acordo para desburocratização de comércio

By 3 de agosto de 2016No Comments

 

O Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e o Ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera, assinaram ontem (02) o Memorando de Entendimento sobre o Uso de Certificados de Origem Digitais entre Argentina e Brasil. O documento permitirá o reconhecimento mútuo e a validade jurídica das assinaturas digitais, simplificando assim os procedimentos comerciais bilaterais.

 

De acordo com nota oficial, atualmente, importadores e exportadores brasileiros levam de um a três dias para obter um certificado de origem, indispensável para concluir uma operação comercial. O acordo permitirá aos empresários obter o documento online em 30 minutos. Isso terá impacto de 35% nos custos com a burocracia dessas operações de comércio.

 

Monica Rodriguez, Especialista em Comércio Exterior da BMJ, afirmou que “é um momento de otimismo entre os dois países em relação à recuperação econômica, apesar da forte crise que é registrada tanto na Argentina como no Brasil”. De acordo com as consultora, esses acordos beneficiarão principalmente as pequenas e médias empresas, fundamentais para a retomada do crescimento econômico.

 

…………………………………………………………….. 

Texto e Assessoria de Comunicação
Camilla Azeredo 
Telefone: (61) 3223-2700
E-mail: [email protected]

Leave a Reply