Skip to main content

O trabalho das agências regulatórias brasileiras é pouco conhecido por grande parte dos consumidores, mas elas são essenciais para garantir a qualidade dos produtos e serviços prestados no país. Nesse sentido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua na regulação de medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, entre outros.

Uma das últimas medidas implementadas pela Anvisa foram as novas regras para rotulagem de alimentos, que entraram em vigor em 9 de outubro de 2022. As mudanças trouxeram melhor legibilidade das informações nutricionais e, obrigatoriamente, a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml.

Para comentar outras melhorias trazidas no último ano e as perspectivas para 2023, entrevistamos Thalita Antony, Assessora-Chefe de Melhoria da Qualidade Regulatória da Anvisa, onde atua desde 2005. Thalita é nutricionista, especialista em Qualidade de Alimentos pela Universidade de Brasília (UnB), em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz e mestra em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Nossa convidada falou sobre as ações que a Anvisa tem desenvolvido para as melhorias das práticas regulatórias, como a conclusão do processo de revisão e consolidação de normas, e o avanço da implementação da avaliação do resultado regulatório no país, além das múltiplas possibilidades e formas de participação das empresas nos processos regulatórios.

Confira nossa entrevista conduzida por nossos consultores Luan Madeira e Thaís Cardoso.

Leave a Reply