BMJ promove conferência com países da América Latina e Caribe para discutir comércio exterior

By 10 de junho de 2016No Comments

 

Dando continuidade à série de conferências que a Barral M Jorge tem promovido junto às embaixadas de países estrangeiros no Brasil, na última quarta-feira (8) deste mês aconteceu a conferência “Relaciones Brasileñas con América Latina y Caribe: un Panorama Comercial Y Político”. Embaixadores e funcionários do alto escalão das embaixadas da Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, México, Trinidad e Tobago, República Dominicana e Uruguai se reuniram com consultores da BMJ para discutir as relações comerciais dos países com o Brasil.

O evento contou com a abertura do Ex-Secretário de Comércio Exterior e sócio da Barral M Jorge, Welber Barral, que falou sobre as mudanças organizacionais no comércio exterior advindas dos recentes câmbios políticos. Em seguida, foi a vez do consultor político Juliano Griebeler, que apresentou o conturbado cenário político brasileiro concluindo que mesmo após a votação final do impeachment em agosto, novas delações podem chacoalhar novamente as posições políticas. Ele destacou ainda a queda das taxas de inflação e de recessão, indicando que a economia deve voltar a crescer em 2018.  

Mônica Rodriguez, especialista em Comércio Exterior, ministrou a última palestra do dia. Monica falou sobre a burocracia excessiva nos processos de importação e exportação e as poucas medidas de facilitação de comércio que acabam prejudicando a balança comercial do Brasil. Destacou que o futuro do comércio exterior focará na indústria, na Single Window e na utilização do Operador Econômico Autorizado, o acordo de reconhecimento mútuo entre aduanas.

O evento foi encerrado com uma mesa redonda entre os participantes que debateram as possibilidades e oportunidades de comércio com o Brasil, em meio ao momento de crise que o País vive atualmente.

 

As fotos do evento estão disponíveis aqui

 

 

 

……………………………………………………………….

Assessoria de Comunicação
Camilla Azeredo 
Telefone: (61) 3223-2700
E-mail: [email protected]

Leave a Reply