Skip to main content


Durante a abertura da III Reunião da Comissão Bilateral de Produção e Comércio, que ocorreu no último dia 30 de janeiro, em Brasília, o Ministro Marcos Pereira (MDIC) comentou que Brasil e Argentina estão empenhados em ampliar a rede de acordos comerciais do Mercosul. O Ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera, salientou a importância dos temas debatidos na Comissão Bilateral.
Os dois ministros concordaram em ampliar o fluxo de comércio, priorizando as negociações em curso com a União Europeia e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA). Também apontaram a relevância de estreitar as relações comerciais com Japão, Canadá e os países da Bacia do Pacífico.
Do mesmo modo, outros temas foram abordados como a ampliação dos investimentos e a facilitação de comércio, destacando a necessidade de tornar os processos aduaneiros mais simples com a utilização de certificado digital e a janela única de comércio exterior.
De acordo com Pereira, no momento em que o mundo assiste ao regresso do protecionismo é importante fortalecer a integração regional.  O Ministro acrescentou ainda que o Brasil e a Argentina desempenham papel relevante no MERCOSUL, principalmente ao que se refere à ampliação de acordos internacionais.
Há um comprometimento entre os dois países em transformar o MERCOSUL em uma plataforma comercial competitiva colocando o bloco em lugar de destaque no cenário internacional.
Cabrera saiu entusiasmado das exaustivas reuniões e enfatizou que há uma sintonia importante entre os dois países. Para ele, nas reuniões da Comissão, houve mais avanço que nos últimos 20 anos.
O encontro serviu como base para a visita que o Presidente da Argentina, Mauricio Macri, fará amanhã ao Brasil para uma reunião com o presidente Michel Temer.