Nesta semana, as movimentações políticas se intensificaram com o lançamento da chapa Lula-Alckmin no último sábado (7). Já o Presidente Jair Bolsonaro fez mais uma troca ministerial, dessa vez no comando Ministério de Minas e Energia, como um aceno aos eleitores, já que os preços dos combustíveis e a inflação vêm preocupando políticos e a população. Mas essa movimentação trará algum resultado imediato?

Para comentar os destaques dessa semana, participam deste episódio nossos consultores Érico Oyama, Fernanda César, Leon Rangel e Lucas Fernandes.

A BMJ esteve presente no evento de lançamento da pré-candidatura de Lula (PT), que ocorreu no último sábado (8) em São Paulo, para sentir o termômetro político. Em um discurso de justificativa para seus apoiadores para a união com Geraldo Alckmin (PSB), Lula fez acenos aos eleitores indígenas e evangélicos, pregou o resgate da soberania nacional, defendeu a Petrobras e falou em prol da criação de empregos e do combate à fome.

Bolsonaro, por sua vez, ainda não formalizou sua pré-candidatura, mas está comparecendo em diversos eventos falando com tom de candidato. O Presidente participou de uma feira no Paraná na quarta-feira (11), no qual a BMJ também acompanhou de perto. Com um discurso a fim de minimizar a alta da inflação e o valor dos combustíveis, Bolsonaro justificou dizendo que são reflexos da guerra e das restrições da pandemia (lockdown).

No mesmo dia de participação, Bolsonaro exonerou Bento Albuquerque do comando do Ministério de Minas e Energia. A decisão foi mais um aceno político para a sua base eleitoral e para a sociedade. O novo ministro, Adolfo Sachsida, em menos de dois dias no cargo já entregou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um pedido de estudo sobre a privatização da Petrobras.

Nossos consultores analisam todas essas movimentações e apresentam o perfil do novo ministro, quais os principais desafios que o setor de Energia deve enfrentar, e quais melhorias podem ser alcançadas em tempo hábil antes das Eleições.

Confira os destaques da semana em nosso episódio!

Leave a Reply