Após um período de embate entre as alas econômica e política da atual gestão, o governo federal optou por retomar parcialmente na quarta-feira (1) a cobrança do PIS/Cofins e Cide sobre a gasolina e etanol. A reoneração dos impostos sobre os combustíveis já era esperada, mas a confirmação só ocorreu após encontro entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT), o Presidente Lula da Silva (PT), e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Nos últimos dias, o tema foi motivo de discordância entre o ministro da Fazenda e alguns atores influentes, como a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, que acredita que a retomada da tributação pode diminuir a popularidade do governo.
No novo episódio do Podcast BMJ, os consultores Bruna Rizzolo, Érico Oyama, Luana Carasek e Victor Figueiredo analisam se a reoneração dos combustíveis representa uma vitória política para Fernando Haddad, que busca aumentar a arrecadação para os cofres públicos. Nossos especialistas também comentam os dados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022, divulgados na última quinta-feira (2), que mostram que a economia está em processo de desaceleração e podem indicar que o ministro da Fazenda ainda terá desafios na relação com o mercado.
Saiba ainda sobre a reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA). O conselho, que fora extinto em 2019, é considerado uma das principais estruturas de debate transversal de políticas públicas sobre alimentos e combate à fome no âmbito do governo federal. Em cerimônia realizada na última terça-feira (28), o CONSEA foi reinstalado com uma assinatura simbólica de um decreto pelo presidente Lula (PT). Nossos especialistas comentam sobre a abordagem que o governo federal deverá dar à pauta de segurança alimentar e nutricional em sua agenda para os próximos anos.
Confira mais informações em mais uma edição do Podcast BMJ!
Podcast: Reproducir en una nueva ventana | Descargar
Suscríbete: Correo electrónico | RSS | Más