Passados o fim do período de janela partidária e de desincompatibilização dos cargos, os parlamentares seguem agora para uma importante fase do processo legislativo, a divisão das presidências das comissões permanentes entre os partidos, e esse é um dos temas deste episódio. Para comentar esse e outros destaques, convidamos para o bate-papo nossos consultores Érico Oyama, Fernanda César e Letícia Mendes.

Nesta semana, a Câmara dos Deputados se concentrou nas articulações para a distribuição das comissões e as indicações dos deputados que vão presidir. O presidente da Casa, o deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou que já foi fechado um acordo entre as siglas e que bastam apenas alguns ajustes para a conclusão. Até agora, já estão confirmadas a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para o União Brasil, a comissão de agricultura com o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e a comissão de Meio Ambiente para o PP. Nossos especialistas também comentam outros destaques e pontos importantes nas negociações, e como essa movimentação pode atingir as eleições presidenciais.

Além disso, você também vai conferir as últimas novidades entre os candidatos à Presidência da República. Um ponto que chamou atenção foi o encontro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o MDB. O encontro teve o objetivo de reforçar os argumentos a favor de sua candidatura, principalmente devido aos palanques no Nordeste e em alguns estados onde o PT já construiu articulações para as eleições de outubro. Enquanto isso, continua incerta a situação dos candidatos da “terceira via”.

Crescem os rumores sobre a desistência de João Doria e sobre a possibilidade da candidatura de Simone Tebet se concretizar. A intenção do PSDB, MDB e União Brasil é escolher uma candidatura única com objetivo de romper a polarização entre Bolsonaro e Lula. Os partidos se reuniram essa semana, e você vai conferir a análise dos nossos consultores sobre o cenário eleitoral, além dos impactos da “CPI do MEC” e as divisões das comissões da Câmara.

Leave a Reply