Participantes:

Érico Oyama

Fernanda César

Lucas Fernandes

Theresa Hoe

 

 

Na última terça-feira (22), o vazamento de um áudio do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, instaurou uma crise no Ministério da Educação (MEC). Na gravação, divulgada inicialmente pelo jornal Folha de S. Paulo, o ministro afirma que, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, a pasta prioriza prefeituras indicadas por dois pastores para repasses de verba. Segundo a denúncia, os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura não têm cargo no MEC e atuam em um esquema informal de obtenção de verbas. O caso entrou na mira da Procuradoria-Geral da República, que pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito.

 

No novo episódio do BMJ Podcast, os consultores Érico Oyama, Fernanda César, Lucas Fernandes e Theresa Hoe analisam as denúncias e repercussões do caso. O suposto balcão político no Ministério da Educação incluía repasses para municípios indicados por políticos do centrão, principal base de apoio do presidente Jair Bolsonaro, e pelos dois pastores, que estão sendo acusados de pedir propina para diversas prefeituras em troca dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nossos consultores também apontam os efeitos que a crise pode ter na campanha eleitoral de Jair Bolsonaro.

 

Além disso, nosso time de especialistas debate a oficialização da entrada de Geraldo Alckmin no PSB, após evento de filiação na última quarta-feira (23). Faltando pouco mais de seis meses para as eleições presidenciais, o movimento de Alckmin era um dos mais esperados no xadrez eleitoral. Agora, se dá praticamente como definitiva a formação da chapa Lula-Alckmin para concorrer ao espaço no Palácio do Planalto. Contudo, vale destacar que, se os acordos entre o PT e o PSB já amadureceram no âmbito federal, ainda faltam definição e concordância entre os partidos para apoiar um candidato único em uma das disputas centrais nos estados: o governo de São Paulo. Nossos consultores comentam sobre as perspectivas no impasse entre a candidatura para governador de Márcio França, pelo PSB, ou de Fernando Haddad, pelo PT.

 

Por fim, confira neste episódio os principais destaques da semana no Legislativo, incluindo os resultados da sessão de vetos do Congresso Nacional.

Leave a Reply