O ano de 2023 foi desafiador e será lembrado por uma série de acontecimentos inéditos na política nacional. Os participantes dos atos de 8 janeiro ainda estão sendo julgados. A transição dos governos era algo esperado como um desafio para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas esse seria apenas o começo de um período de intensas movimentações.
Em nosso último episódio do ano, convidamos nossos consultores Fernanda César, Gabriela Rosa, Josemar Franco e Lucas Fernandes para comentarem os principais acontecimentos nos âmbitos político, jurídico, e nas relações exteriores do Brasil.
O recesso parlamentar iniciou hoje, 22 de dezembro, e os trabalhos foram intensos nos últimos dias. A promessa feita no início do mandato, que parecia quase impossível, foi cumprida. O governo conseguiu aprovar a Reforma Tributária no Congresso Nacional. Apesar de vários detalhes ficarem pendentes de Leis Complementares futuras, essa foi considerada uma grande conquista, já que o tema era discutido há trinta anos.
As mudanças no Supremo Tribunal Federal, além da sabatina recente de Flávio Dino, marcaram também uma renovação no Judiciário brasileiro, que ganhou notoriedade este ano. Em destaque os julgamentos dos envolvidos no 8 de janeiro, a regulação das redes sociais e o combate às Fake News.
Nas relações exteriores, o Brasil ganhou visibilidade durante a presidência pro tempore do MERCOSUL com o desejo de caminhar com o acordo entro o Bloco e a União Europeia, que vem sendo negociado há décadas. A participação do país na COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em Dubai, simbolizou um protagonismo nas discussões de clima e meio ambiente. A edição de 2025 será realizada no Brasil em Belém do Pará.
No âmbito político, a base governista precisou negociar intensamente dentro do Congresso Nacional para aprovar medidas e projetos prioritários do governo como o novo arcabouço fiscal, o Projeto de Lei do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), fechando 2023 com a aprovação da Reforma Tributária.
Nossos consultores trazem mais destaques e comentam os desafios para 2024 em nosso último episódio do ano. Não deixe de conferir!
Podcast: Reproducir en una nueva ventana | Descargar
Suscríbete: Correo electrónico | RSS | Más