Boletim

É lançado o Boletim BMJ de Comércio Internacional de Junho

By 16 de junho de 2016agosto 24th, 2020No Comments

 

Em sua 7ª edição, o Boletim BMJ traz paranoramas do Comércio Internacional no mês de junho

 

O Boletim BMJ, em sua sétima edição, dedica-se a levar até você, caro leitor, temas de extrema relevância no cenário atual do Comércio Internacional. Com grande satisfação, este número, além de apresentar entrevista do ex-Ministro e sócio fundador da BMJ, Miguel Jorge, tem a honra de trazer uma contribuição de excelência do Adido Agrícola da Missão do Brasil para a OMC, Luís Henrique Barbosa da Silva.

Para abrir esta edição, em entrevista exclusiva para a consultora Monica Rodriguez, o ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, comentou as oportunidades e desafios para o desenvolvimento da indústria nacional, bem como sobre a necessidade de abertura de mercado para aumento da produtividade do setor industrial brasileiro.

Na sequência, Matheus Andrade, em sua contribuiçãoOpções para o Reino Unido em um cenário pós-Brexit”, ao discutir sobre o referendo que definirá a permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia (UE), reflete sobre as consequências de uma decisão de saída do bloco, com foco na diminuição do grau de integração e possíveis entraves ao comércio.

Na seção Comércio em Foco, divulgamos dados relativos à União Europeia, grande parceiro comercial do Brasil e hoje foco das atenções dos governos dos Países Membros do Mercosul em razão da retomada das negociações dos blocos e troca de ofertas durante o mês de maio.

No artigo de capa desta edição, o adido agrícola da Missão do Brasil para a OMC, em Genebra, Luís Henrique Barbosa da Silva, brinda-nos com uma reflexão competente e detalhada sobre as negociações e os resultados da Conferência de Nairóbi em seu artigo “Os resultados da Conferência Ministerial de Nairóbi (OMC) e os reais benefícios para a agricultura brasileira.

Bruna Ribeiro, em Liderança global da ANVISA em vigilância sanitária, contribui com um excelente texto que aborda a necessidade de promover acesso à saúde de forma adequada a nível global, além de destacar o pioneirismo da ANVISA e do Brasil em âmbito mundial no que se refere a ações de vigilância sanitária e proteção à saúde.

Também nesta edição, Camilla Azeredo apresenta um panorama gráfico sobre as mudanças que ocorreram no comércio exterior com o atual governo interino, a fim de esclarecer aos nossos leitores a nova sistemática de operação dos órgãos de comércio do Brasil.

Para finalizar este número do Boletim BMJ, apresentamos os últimos acontecimentos na OMC em relação a negociações e disputas comerciais.

Boa leitura!

 

Renata Amaral

Editora

Leave a Reply