Por Rodrigo Pedroso | De São Paulo
O Brasil precisa adotar uma estratégia mais definida e de longo prazo para o comércio com a China e esse movimento precisa ser puxado pelo empresariado, e não pelo governo. A afirmação foi feita por Clodoaldo Hugueney, ex-embaixador do brasileiro na China, durante evento sobre os rumos do país asiático, realizado ontem em São Paulo.
‘Temos que ter uma visão ofensiva mais clara. Uma parte disso o governo pode fazer, mas parte fundamental tem que ser feita pelo setor empresarial. A China está mudando e é preciso deixar a visão de que o país é um adversário no comércio exterior. O agronegócio, por exemplo, está começando a se juntar para criar mais valor agregado nas exportações os chineses’, afirmou.
Segundo Hugueney, o olhar brasileiro para a China é excessivamente defensivo. A adoção de barreiras comerciais, apesar de importantes para alguns setores, não resolve o problema de competitividade da indústria e nem tira proveito do crescimento chinês.
‘Não podemos descuidar da defesa comercial, mas ela não resolve a vida de ninguém. Hoje, ninguém no mundo adota barreiras tarifárias, pelo contrário. Os mecanismos precisam se sofisticar. A complementariedade entre as economias sustenta uma taxa elevada de exportações. Achar que exportar commodities e minérios é algo ruim é um erro tremendo. O problema é vender apenas esses produtos básicos’, disse.
A classe média chinesa, que hoje é estimada em 400 milhões de pessoas, o dobro da população brasileira, vai aumentar o consumo de bens intermediários e sofisticados. O Brasil, segundo o ex-embaixador, precisa de uma aliança interna para traçar a estratégia futura entre governo, empresariado e academia.
‘A relação hoje com a China tem que ser negocial e não simplesmente de defesa. Eles têm uma estratégia para o Brasil definida há muito tempo, de longo prazo. Temos que ter isso também para negociar’, disse Hugueney.
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/brasil/3211722/ex-embaixador-sugere-estrategia-mais-agressiva-no-comercio-com-chineses#ixzz2a9fQ6nlC