Financial Times: Reviravoltas dos últimos dias elevam a crise política a outro patamar

By 18 de March de 2016No Comments

Mesmo num país com uma história política um tanto quanto dramática, está sendo difícil acompanhar o turbilhão de viradas políticas que está acontecendo nos últimos dias. A nomeação do ex-presidente Lula como ministro, uma liminar de primeira instância impedindo a posse do cargo, a derrubada dessa liminar, uma segunda liminar, a derrubada dessa segunda liminar, deputados acelerando o processo de impeachment da Presidente, entre tantos marcos históricos políticos ainda sem desfecho definido.

Para o jornal britânico Financial Times, os eventos desta semana foram ‘extraordinários’ mesmo para um país cuja trajetória é ‘cheia de histórias improváveis’.

O analista político da Barral M Jorge, Gabriel Petrus, deu entrevista ao Financial Times e colocou que a retórica recente de Lula pode ser apenas um ‘jogo para a plateia’ em busca de unidade política. ‘Lula sabe que a crise política é alimentada pela (crise) econômica, então ele não tem mais interesse em criar mais instabilidade no mercado’, afirmou Petrus.

Abaixo as matérias completas do FT, respectivamente dos dias 17 e 18 de março:

 “Historic twist as Brazil awaits Lula’s fate

 “Judge’s bar on Lula puts Brazil on edge of constitutional crisis

 

As matérias foram repercutidas na BBC Brasil e no Valor Online. Sobre a mesma temática, a BMJ contribuiu ainda com o programa Radioatividade da rádio Jovem Pan. 

Leave a Reply