No dia 24 de agosto, o governo interino de Michel Temer anunciou a criação do Plano Agro+, que visa o aumento da eficiência e a redução da burocracia no agronegócio brasileiro. O Plano faz parte do objetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de aumentar a presença do Brasil no mercado agrícola mundial de 7% para 10%.
O presidente em exercício, Michel Temer, esteve presente na cerimônia de lançamento e ressaltou a importância do agronegócio para o PIB brasileiro e para a geração de empregos no país. Temer ainda acrescentou “Estamos dando um passo importante. Vamos tirar recursos da ineficiência e investir na eficiência”.
Algumas das medidas de caráter imediato anunciadas com o Plano Agro+ são: a assinatura de um acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para criar uma plataforma voltada ao intercâmbio de requerimentos sanitários; o fim da inspeção dobrada de produtos que já contenham selo expedido pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) em portos e aeroportos; aceitação de relatórios técnicos em formato digital escritos em espanhol ou inglês.
De acordo com Matheus Andrade, Consultor especialista em agronegócio da BMJ, o Plano é uma resposta efetiva do MAPA às demandas do setor privado e deve significar um grande ganho de eficiência e agilidade para os processos que tramitam dentro do Ministério, sem que o país abra mão da segurança alimentar e sanitária.
……………………………………………………………..
Texto e Assessoria de Comunicação
Edgard Vieira
Telefone: (61) 3223-2700
E-mail: [email protected]