No dia 11 desse mês, a AMCHAM – Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos realizou em São Paulo a 1º edição do workshop Mulheres Exportadoras. O evento, organizado em parceria com a Rede Mulheres Empreendedoras, detalhou os processos de exportação, negociações entre diferentes culturas, o papel da mulher no empreendedorismo internacional, além de cases de sucesso.
A programação contou com cinco módulos de capacitação e diferentes especialistas, que compartilharam suas experiências e tiraram dúvidas do público ao longo da tarde. Dentre as palestrantes estava a Consultora em Comércio Exterior da BMJ, Monica Rodriguez.
Primeira edição do Workshop Mulheres Exportadoras da Amcham abordou questões culturais e processos de exportação
Monica foi entrevistada pelos organizadores do evento e afirmou que as empresas têm dificuldade em entender qual é o seu negócio e o produto que elas estão exportando. “Como tudo mundo já sabe, não é fácil fazer negócios no Brasil. A questão de se organizar e identificar exatamente o produto ou o serviço que você quer oferecer é muito importante”, complementou.
Além disso, a especialista informou que é preciso sempre pesquisar os mercados de destino das exportações e levar em consideração os hábitos e aspectos culturais das nações que de interesse. ‘Será que aquela nação vai absorver o meu produto ou serviço? Se realizada de forma eficiente, a exportação traz muitos benefícios, como diversificação de mercados, aumento da produtividade, diminuição da carga tributária e agregação de valor a marca’, afirmou.
Assista abaixo o vídeo do evento com dicas para quem quer exportar: