Nesta edição especial do BMJ Podcast, nossos consultores Eduardo Hey Martins, Lucas Fernandes, Nicholas Borges e Rebeca Lucena destacam os principais fatos políticos do mês de julho e as previsões para o resto do ano. Saiba mais como os principais indicadores econômicos evoluíram a partir dos dados da Balança Comercial desse mês. As expectativas do PIB e da inflação estão em tendência de alta, mas a variação nas previsões preocupa os especialistas.

No âmbito político, a Reforma Ministerial movimentou o cenário no Executivo e também alterou postos importantes na CPI da Pandemia. Saiba mais sobre as expectativas no retorno da Comissão, que deve se concentrar nas notícias falsas e em investigações sobre os contratos de compra do Ministério da Saúde. Nossos especialistas também debatem sobre o fim do Recesso Legislativo, com várias pautas complexas na fila para serem discutidas ainda neste semestre. A Reforma Tributária é uma delas: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, articula para colocar o texto em votação nos próximos dias.

Outro tema que deve avançar é a Reforma Política, que está sendo discutida em Comissão Especial, mas ainda precisa de consenso em pontos como a adoção do “Distritão” e as regras de financiamento de campanhas. Saiba ainda sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, que está em sanção presidencial. Um dos possíveis pontos de veto é o aumento do Fundo Eleitoral em R$ 5,7 bilhões para o próximo ano. No campo econômico, o governo também tenta viabilizar a expansão do Bolsa Família. Por fim, nossos consultores relembram outros fatos que marcaram o mês, como a indicação de André Mendonça para o STF e Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República

Leave a Reply