Skip to main content

Faltando menos de dois meses para o fim do ano e o início do próximo governo, Lula e sua equipe correm para garantir o Auxílio Emergencial, que voltará a se chamar Bolsa Família, no Orçamento de 2023. O interesse não é só do presidente eleito, mas também de muitos outros políticos que defenderam o reajuste do benefício.

Para analisar todas essas movimentações, convidamos para este episódio nossos consultores Bruna Rizzolo, Érico Oyama e Marcella Pellegrini. Juntos nossos especialistas comentam a entrega da minuta que servirá de base para a PEC da Transição, apresentada ao Senado Federal pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. Os parlamentares correm para aprovar o reajuste e garantir outros benefícios no próximo ano.

A chamada PEC da Transição é uma alternativa que vem sendo discutida pelo governo eleito e por representantes do Congresso Nacional para viabilizar o pagamento de despesas que não estavam previstas no Orçamento de 2023 (PLN 32/2022). Entre elas, o aumento no valor do Bolsa Família, de R$ 400 para R$ 600. Nossos consultores lembram que a PEC precisa ser aprovada antes da proposta do Orçamento para entrar em vigor no próximo ano. O que preocupa o mercado é o tempo em que o auxílio ficaria fora do Teto de Gastos.

Enquanto o Brasil se organiza para a troca de governo, os Estados Unidos realizaram as eleições de meio de mandato, as chamadas midterms. Lá, diferente do Brasil, as eleições acontecem a cada dois anos. Diferente do cenário apontado pelas pesquisas locais, a “onda Republicana” não atingiu as urnas na intensidade esperada, e os Democratas angariaram vitórias importantes no Senado e em alguns estados-chaves. As pesquisas indicavam vitória do partido conservador, visto a baixa aprovação do governo de Joe Biden, mas o atual governo perdeu menos cadeiras do que era esperado. As mudanças serão cruciais para os próximos anos de Biden na presidência, assim como para a candidatura do ex-presidente Donal Trump, anunciada nesta semana.

Nossos consultores analisam todos esses pontos em mais uma edição do nosso podcast, confira!

Leave a Reply