Nesta semana, ao passo que o Governo Federal lançava o Plano Safra 2022/2023, 36% maior que o anterior; o Presidente Bolsonaro tentava lidar com os últimos escândalos do governo, como a prisão de um ministro e denúncias de assédio sexual contra um de seus indicados. Mas como esses acontecimentos, somados à aprovação da PEC Kamikaze, podem impactar o cenário eleitoral em outubro?

Para analisar esses fatos, participaram deste episódio nossos consultores Fernanda César, Karina Tiezzi, Leon Norking e Raquel Alves. Você vai saber como foi o lançamento do Plano Safra e como estavam os ânimos políticos durante o evento, que reuniu o Presidente Jair Bolsonaro, ministros e personalidades importantes do setor. Nossos especialistas explicam os principais pontos do novo Plano, que promete garantir a safra brasileira e a segurança alimentar, aliado ao compromisso de Vladimir Putin com Bolsonaro, no qual o presidente russo garante o envio de fertilizantes para o Brasil.

Também esta semana, o Presidente compareceu ao evento “Diálogo da Indústria” promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a fim de aproximar os candidatos à Presidência com o setor. Entretanto, Bolsonaro utilizou a ocasião para mudar seu discurso político sobre a corrupção em seu governo, movimentação que reflete preocupação com dois grandes escândalos nas últimas semanas: a denúncia de desvio de verbas do MEC, com a prisão do ministro Milton Ribeiro; e, mais recentemente, denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que deixou o cargo dias após a divulgação das acusações.

Enquanto isso, a base governista no Congresso Nacional tenta aprovar a chamada “PEC Kamikaze”, que substitui a PEC dos Combustíveis (PEC 16), e prevê gastos de R$ 41,2 bilhões em medidas para auxílio à população e a algumas categorias profissionais. Há menos de três meses das Eleições, pela Lei Eleitoral, a medida poderia ser aplicada apenas em 2024. Por isso, os parlamentares tentam também instituir o Estado de Emergência para garantir a vigência da PEC já nessas eleições, condição que permitiria a criação dos benefícios. Você também vai conferir neste episódio como foi a audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o PL 4391/21, que regulamenta o Lobby no Brasil. Nosso CEO, Wagner Parente, participou do encontro juntamente com outras entidades importantes do setor para discutir com os parlamentares a importância do Projeto.

Confira neste episódio todos esses acontecimentos junto com a análise dos nossos consultores, que avaliam os impactos para a população e os possíveis efeitos na corrida eleitoral.

Leave a Reply