Renata Amaral participa do Correio Debate

diretora de Comércio Internacional da BMJ, Renata Vargas Amaral, juntamente com o Secretário do Tesouro, Mansueto Almeida e o Diretor da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, compôs nesta segunda-feira (17) o painel sobre a importância de uma indústria forte para o desenvolvimento no Brasil, durante evento organizado pelo jornal Correio Braziliense. O Correio Debate reuniu outros importantes nomes como Robson de Andrade, presidente da CNI, e Carlos da Costa, Secretário-Geral de Produtividade e Competitividade do futuro Ministério da Economia. 

Durante o painel, Renata apresentou um panorama geral sobre a economia brasileira e a balança comercial; falou sobre os principais parceiros comerciais do Brasil na importação e exportação e defendeu a necessidade de uma abertura comercial de forma gradual e com diálogo. Amaral também ressaltou a importância de se refletir com cuidado sobre o Mercosul e não desconsiderar todo o histórico e os sucessos feitos até aqui. Ao final, defendeu a importância das pautas hoje lideradas pelo MDIC e que passarão para o novo Ministério da Economia. “É relevante para o país que as pautas permaneçam e sejam consideradas na formação de política industrial e de política de comercio exterior”, afirmou.

Para o diretor de desenvolvimento da CNi, Carlos Abijaodi, a política industrial tem que ser o motor para a produtividade do país. Ele também defendeu o processo de abertura comercial com outros países, mas disse que deve ser feito com responsabilidade, pois de forma abrupta poderia gerar a falência de empresas e desemprego no Brasil. O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, defendeu em sua fala a melhora da produtividade do país com melhoria na eficiência dos gastos. Para ele, é preciso fazer a reforma da Previdência e reformas estruturais para que o país não volte a conviver com a inflação alta, como ocorreu na década de 1980.

O ‘Correio Debate: ‘A importância da indústria para o desenvolvimento do Brasil’,  evento organizado pelo Correio Braziliense, reuniu especialistas e autoridades para dialogar sobre a importância do setor no desenvolvimento econômico e social do país.

Anterior

Próximo