Após meses de muita tensão e ameaças por parte do governo russo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou nesta semana o início de uma operação militar no leste da Ucrânia. As consequências dessa guerra serão globais e vão atingir diversos continentes e países e o Brasil pode ser um deles.

Neste episódio especial, reunimos nossos consultores Érico Oyama, Fernanda César, Leandro Barcelos e Nicholas Borges para discutirem e analisarem os motivos desse conflito e como os países estão se movimentando para solucioná-lo.

A principal preocupação da Rússia envolve uma herança histórica e cultural. Na visão de Putin, a entrada da Ucrânia na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que vem sendo analisada desde 2021, deixaria a Rússia cercada por uma forte influência do Ocidente.

Apesar da discussão ser complexa, nossos consultores explicam neste bate-papo alguns pontos importantes para o Brasil e que podem atingir a população brasileira. Atualmente, a Rússia responde por 0,6% das exportações do Brasil, mas a visita do presidente Bolsonaro há algumas semanas ao país demonstra que o governo brasileiro quer melhorar esse número.

No Brasil, o Congresso Nacional teve uma agenda repleta de discussões e pautas importantes. Uma delas foi a leitura do novo relatório do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) da Reforma Tributária no Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/2019. Entre as principais alterações ao relatório inicial está a duplicação do período de transição dos atuais tributos para o Imposto de Bens e Serviços (IBS), para estados e municípios, anteriormente prevista em 20 anos e agora fixada em 40.

Nossos consultores explicam os próximos passos da Reforma e trazem tudo o que você precisa saber sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, contexto histórico e impactos econômicos. Confira!

Leave a Reply