As campanhas eleitorais já se iniciaram e, nesta semana, o Jornal Nacional, da Rede Globo, realizou uma série de entrevistas com os principais candidatos na corrida à Presidência da República. As entrevistas repercutiram bastante, e para comentar esse e outros destaques da semana, convocamos o time de Análise Política da BMJ.
Neste episódio, nossos consultores Bernardo Nigri, Érico Oyama, Lucas Fernandes e Raquel Alves analisam as participações do Presidente Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT).
Bolsonaro abriu a série e, pela primeira vez desde sua eleição, foi aos estúdios Rede Globo. O que chamou a atenção foi o tom que o Presidente abordou, bem diferente de quando fala com seu eleitorado. Uma das falas mais marcantes foi, ao ser indagado por William Bonner, dizer que vai respeitar o resultado das Eleições de 2022. «Serão respeitadas as urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes», afirmou. Ciro Gomes participou na terça-feira (23), adotou uma postura mais técnica e tentou se diferenciar de Bolsonaro e do ex-presidente Lula da Silva (PT). Ciro apontou os erros que ambos cometeram nas suas gestões e disse que é uma alternativa para o País.
Já Lula foi o terceiro candidato a participar da sabatina. Ele abordou temas como economia e respondeu questões sobre os escândalos de corrupção durante a gestão do PT no governo federal. Ele garantiu que em um futuro governo, as instituições vão ter independência para investigar casos de corrupção. Nossos consultores analisam neste episódio os destaques de cada participação, a repercussão nas redes sociais e os impactos nos desempenhos de cada candidato.
Outro tema que você confere nesse episódio é a recente operação da Polícia Federal contra um grupo de empresários investigados por defenderem um golpe de Estado em favor do Presidente Jair Bolsonaro. A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes e gerou desentendimentos com a Procuradoria-Geral da República (PGR), que alegou não ter sido notificada de maneira correta. As apreensões apontaram algumas conversas envolvendo o procurador-geral da República, Augusto Aras. A ação aconteceu após a participação de Bolsonaro na Rede Globo. Nossos especialistas comentam o desenvolvimento da investigação e a repercussão política. Confira também como os últimos acontecimentos estão influenciando nas campanhas e as expectativas para o início da propaganda eleitoral gratuita.
Esse episódio está imperdível, confira nossa análise!
Podcast: Reproducir en una nueva ventana | Descargar
Suscríbete: Correo electrónico | RSS | Más