Seminário reúne embaixadas asiáticas para discutir comércio com o Brasil

By 21 de March de 2016No Comments

Na última quarta-feira, dia 16, a Barral M Jorge promoveu o seminário Brazil-Asia Business Outlook for 2016. O objetivo do evento foi discutir oportunidades de comércio entre Brasil e Ásia no atual cenário de crise política e econômica. O evento aconteceu na Câmara Americana de Comércio (Amcham) em Brasília. Entre os participantes estavam embaixadores e funcionários do alto escalão das embaixadas da Tailândia, Índia, Mongólia, Sri Lanka, Nepal, entre outras.

O seminário foi dividido em duas perspectivas: econômica e política. O ex-Secretário de Comércio Exterior e sócio da Barral M Jorge, Welber Barral, falou sobre a esfera econômica. Ele analisou comparativamente dados de importação e exportação da última década, destacando o boom da relação Brazil-Asia em 2011. Segundo os dados, o maior foco das exportações brasileiras foi o setor primário, com ênfase na agricultura e no ferro, enquanto o número maior de importações foi de máquinas, fertilizantes, combustível e dispositivos de alta tecnologia. Barral também falou dos acordos comerciais vigentes como o Mercosul, que toma novos horizontes após as eleições argentinas, e o avanço em assuntos não tarifários.

Na parte política, o responsável foi o Analista de Risco Político da Barral M Jorge, Gabriel Petrus. Ele explicou as raízes da atual crise política brasileira e analisou o comportamento governamental nesse período, enfatizando os principais erros da Presidente Dilma Rousseff no último mês. Petrus também discutiu três possíveis cenários no caso de Impeachment de Dilma: o Vice-Presidente Michel Temer assume o cargo; novas eleições são disputadas; ocorre a aderência do Brasil ao sistema semipresencial. Petrus afirmou ainda que, na área de infraestrutura, devem ocorrer novas privatizações ainda esse ano.

Devido ao sucesso do evento, a BMJ pretende continuar o circuito de seminários, convidando futuramente novos países. A expectativa é de que o próximo evento seja voltado para a América Latina.

 

Veja as fotos do evento: https://goo.gl/Rsrz7m.

 

____________________

Assessoria de Comunicação
Camilla Azeredo 
Telefone: (61) 3223-2700
E-mail: [email protected]

Leave a Reply