O aguardado dia 18 de maio chegou. Entretanto, a terceira via ainda não entrou em consenso sobre qual nome representará o PSDB, o MDB e o Cidadania. Com as eleições cada vez mais próximas, os partidos estão sendo pressionados, e esse é um dos temas analisados neste episódio.

Nossos consultores Érico Oyama, Fernanda César, Vinícius Colli e Vinícius Teixeira analisam o impasse na terceira via. Recentemente, foi encomendada uma pesquisa para avaliar qual candidato seria mais viável para a candidatura, que apontou o nome da senadora Simone Tebet (MDB). Porém, o PSDB vem sendo pressionado pelo ex-governador João Doria, que exige que o partido respeite o resultado das prévias tucanas, que o elegeu como o candidato do partido. A crise na sigla é visível e pode impactar o acordo de candidatura única costurado entre os partidos, e os nossos especialistas avaliam essas movimentações.

Enquanto isso, na agenda de privatizações do governo, o Tribunal de Contas da União aprovou nesta semana o processo da Eletrobras. A estatal é responsável por quase um terço da capacidade de geração de energia do Brasil. Com a privatização, o governo pretende obter R$ 67 bilhões, divididos entre outorgas pagas à vista à União, um depósito à CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e investimentos na bacia do rio São Francisco. Nossos consultores analisam as primeiras movimentações do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e os impactos da privatização para a população.

Também nesta semana, o ministro Dias Toffoli do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou a ação movida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news. Bolsonaro acusa o ministro de abuso de autoridade após ter sido incluído no inquérito. Em sua decisão, Toffoli afirmou que nenhum dos atos do magistrado apontados por Bolsonaro constitui crime.

Nossos consultores avaliam os efeitos dessa movimentação na relação entre o Palácio do Planalto e os demais Poderes, e os impactos na retórica do Presidente que busca reeleição. Confira nossa avaliação sobre os principais acontecimentos da semana neste episódio!

Leave a Reply