Skip to main content

Troca de ofertas com a União Europeia decepciona alguns setores

By 11 de maio de 2016No Comments

Conforme comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Mercosul e a União Europeia (UE) trocaram nesta quarta-feira (11) ofertas de acesso a seus respectivos mercados de bens e serviços, e compras governamentais. Apesar de ser considerada um importante passo nas relações comerciais, já que a troca de ofertas não ocorria desde 2004, alguns produtos como a carne e o etanol decepcionaram por ficarem de fora da lista de negociação.

De acordo a consultora da Barral M Jorge, Verônica Prates, “a despeito do otimismo demonstrado pelo governo, é importante destacar a forte oposição por parte de setores produtivos impactados pelo acordo na UE, especialmente no setor agrícola. Neste sentido, frustrando expectativas do lado brasileiro que esperava a inclusão da carne e do etanol. Ainda que seja um passo importante, a troca de ofertas é, de fato, apenas a abertura oficial da negociação do acordo – um longo processo ainda se seguirá”.

Segundo o MRE, ambos os lados permanecem plenamente comprometidos com essa negociação, tendo em vista os importantes ganhos econômicos e políticos esperados de um eventual Acordo de Associação UE-Mercosul abrangente, ambicioso e equilibrado.

Trata-se da primeira troca de ofertas desde 2004 e de passo necessário para fazer avançar o processo de negociação. Ambos os lados agora examinarão as ofertas em mais detalhes. Posteriormente, a UE e o Mercosul realizarão reunião de negociadores-chefe a fim de fazer um balanço da negociação e preparar calendário de reuniões para o segundo semestre do ano. 

 

Leave a Reply