A última semana de campanha dos candidatos à Presidência da República foi marcada por escândalos e diversas ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É neste cenário que a população brasileira se prepara para ir às urnas no domingo (30) para eleger o próximo Presidente e governadores de 12 estados. Para comentar a reta final, reunimos neste episódio nossos consultores Ana Granado, Érico Oyama, Gabriela Rosa e Raquel Alves.
Você vai conferir os impactos da prisão do ex-deputado federal, Roberto Jefferson, para a campanha de reeleição do Presidente Jair Bolsonaro (PL), além das denúncias de falhas na veiculação da propaganda eleitoral do candidato, apresentadas ao TSE. O ministro Alexandre de Moraes negou o pedido para que a Corte investigasse uma suposta supressão de propagandas nas rádios favorecendo Lula da Silva (PT). Entretanto, a demissão de um servidor ligado ao setor de distribuição de propaganda em rádios do Tribunal está sendo explorada por Bolsonaro, que defendeu o adiamento do segundo turno.
Outro destaque da semana foi a afirmação do Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a desindexação do salário-mínimo da inflação. O tema deve ser bastante explorado por Jair Bolsonaro e Lula no último debate televisionado que acontece hoje. Nossos especialistas também comentam as últimas decisões do TSE, que tenta controlar a veiculação de notícias falsas e julga diversas ações apresentadas pelas campanhas, envolvendo também o Superior Tribunal Federal.
Por fim, também trazemos um panorama das disputas aos governos dos estados, em especial Bahia, Manaus, Rio Grande do Sul e São Paulo, que representa o maior colégio eleitoral do Brasil. Bolsonaro apresentou uma certa vantagem em relação a Lula no primeiro turno na capital paulista e apoia Tarcísio de Freitas para o governo do estado. Também na disputa, Fernando Haddad tem o apoio de Lula.
Confira todos esses temas em mais uma edição do BMJ Podcast!
Podcast: Reproducir en una nueva ventana | Descargar
Suscríbete: Correo electrónico | RSS | Más