Skip to main content

Brexit deve atrasar negociação de acordo entre Mercosul e UE

By 29 de June de 2016No Comments

 

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) deve atrasar as negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e o bloco europeu. Além da incerteza de como será concretizado o Brexit (termo em inglês para ‘saída britânica’), o bloco sul-americano também perde o apoio do Reino Unido nas negociações com a UE.

As negociações para um acordo entre os dois blocos acontecem desde o início dos anos 2000. Contudo em maio deste ano houve um grande avanço quando representantes da EU e do Marcosul participaram da troca de ofertas de acesso a seus mercados de bens, serviços e compras governamentais, iniciativa não acontecia desde 2004.

Em entrevista a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Renata Amaral, Coordenadora de Comércio Internacional da Barral M Jorge afirmou que “ainda é muito difícil prever o que vai acontecer e como será essa saída do Reino Unido da UE. O Reino Unido é importante mercado para produtos agrícolas e tem uma bandeira bastante liberal quanto ao comércio. Sai um grande aliado nas negociações e abre espaço para países mais conservadores, mais protecionistas [na agricultura], como a França. Os produtos agrícolas do Mercosul são muito competitivos e o grande x da negociação é a questão agrícola”.

Ainda segundo Renata, a negociação entre o Mercosul e a UE ainda deve durar anos. “O acordo em si ainda vai demorar muito a acontecer, mas o primeiro passo para retomar as negociações que estavam paradas foi essa troca de ofertas que ocorreu em maio. A saída do Reino Unido preocupa. Não é um mercado qualquer saindo do bloco. Pode retardar ainda mais a negociação”, conclui a Coordenadora.

Na semana passada, negociadores-chefe do acordo Mercosul-União Europeia reuniram-se em Montevidéu e, segundo o Itamaraty, confirmaram interesse em levar adiante as tratativas. “Na ocasião, os dois blocos responderam a perguntas técnicas sobre as ofertas intercambiadas em 11 de maio último, de bens, serviços, investimentos e compras governamentais, e passaram em revista os textos normativos do acordo. Trataram, ainda, do cronograma negociador do segundo semestre, que incluirá reunião do Comitê de Negociações Birregionais em outubro, em Bruxelas. Os resultados da reunião confirmam o interesse dos dois blocos em avançar nas negociações, com vistas à conclusão de um acordo abrangente e equilibrado”, informou, em nota, o governo brasileiro.

 

 

Leia a matéria completa no site da EBC.

 

………………………………………………………………

Assessoria de Comunicação
Camilla Azeredo 
Telefone: (61) 3223-2700
E-mail: [email protected]

Leave a Reply