Skip to main content

Após vazamento de áudios, Ministro do Planejamento pede licença do cargo

By 23 de maio de 2016No Comments

O atual Ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá, acaba de anunciar que se afastará de seu cargo e voltará a ser Senador até que o Ministério Público Federal decida sobre a sua situação. Na manhã de hoje (23), foram divulgados áudios de uma conversa entre Jucá e o ex-Presidente da Transpetro, Sérgio Machado, onde supostamente teriam acordado um pacto contra a continuidade da Operação Lavo Jato.

O vazamento da conversa teve grande repercussão nos meios de comunicação e em entrevista coletiva concedida nesta manhã, o ex-ministro disse que não iria renunciar. No entanto, após uma reunião com o Presidente Interino Michel Temer e o ministro da Casa Civil Eliseu Padilha, Jucá apenas pediu uma licença temporária do Ministério, que terá validade a partir de amanhã, dia 24.

De acordo com o analista político da Barral M Jorge, Juliano Griebeler, “quando Temer nomeou como ministros, senadores e deputados que estavam sob investigação na Lava-Jato, ele aceitou o risco político de que uma nova fase da operação poderia criar instabilidade em seu governo interino”.

O analista também afirmou que esse é um momento sensível para o governo de Temer já que Jucá havia sido encarregado de articular votos do governo para a votação da nova meta fiscal no Congresso Nacional, que está programada para acontecer amanhã.

Griebeler concluiu que Temer respondeu com agilidade ao conflito que surgiu em seu governo, o que é um bom sinal para os agentes políticos e econômicos. Mas ressaltou que novas instabilidades podem surgir. “As críticas contra o governo interino estão aumento devido ao fato de que Temer nomeou oito ministros que estão sendo investigados, uma ação amplamente reprovada”, afirmou o especialista.

Jucá deverá enfrentar um processo de cassação de mandato no Senado, semelhante ao que aconteceu com o ex-senador Delcídio do Amaral. Contudo, o julgamento pode levar meses para ser concluído. Quem ficará no lugar de Jucá é o Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Dyogo de Oliveira.

 

Na tarde de hoje, o consultor Juliano Griebeler também deu entrevista sobre o assunto para a revista Infomoney. Clique aqui para ler. 

 

 

……………………………………………………………….

Assessoria de Comunicação
Camilla Azeredo 
Telefone: (61) 3223-2700
E-mail: [email protected]

Leave a Reply