Skip to main content

Enquanto o Brasil chega na reta final do segundo turno das Eleições de 2022 para eleger o próximo Presidente da República, o cenário internacional está movimentado com mudanças importantes na China e no Reino Unido.

Nossos consultores comentam esses e outros assuntos neste episódio. Participam do bate-papo dessa semana Bernardo Nigri, Letícia Mendes, Lucas Fernandes e Vito Villar.

Além de um panorama geral sobre o último debate entre os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula da Silva (PT), nossos especialistas também comentam os impactos das participações, as últimas polêmicas envolvendo as falas de Bolsonaro em um podcast e a carta aos evangélicos de Lula. Também analisamos as pesquisas mais recentes e as expectativas para os últimos dias de campanha. Na avaliação dos nossos consultores, os candidatos conseguiram ter um melhor desempenho no último encontro e essa eleição “é uma corrida eleitoral em que a rejeição importa muito”.

Enquanto isso, o Congresso Nacional tenta votar pautas polêmicas antes da eleição do próximo Presidente. Dentre elas está o Projeto de Lei 96 de 2011, que pune as empresas de pesquisas eleitorais cujos resultados sejam divergentes das urnas eletrônicas. Enquanto no Senado o presidente Rodrigo Pacheco coloca um projeto semelhante em stand-by, na Câmara dos Deputados, Arthur Lira defende que a proposição avance. Na avaliação dos nossos especialistas, a sociedade deve ser incluída na discussão e o intuito do projeto deveria ser voltado, por exemplo, para quais metodologias são aplicadas e se elas levam em consideração as mudanças nos comportamentos dos eleitores nos últimos anos.

No cenário internacional, o presidente da China, Xi Jinping, fez a abertura da cerimônia do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista, que deve definir até o dia 22 de outubro o novo presidente do país. Na China, o sistema de eleição é semipresidencialista e a escolha dos mandatários é feita por uma seleção. O discurso de Xi Jinping ressaltou “os resultados positivos” do país no combate à COVID-19 e reiterou o controle sobre Taiwan, afirmando que a unificação da pátria deve e será realizada. Nossos especialistas comentam como essas movimentações afetarão o Brasil, visto que o país é um importante parceiro econômico. Ainda, também comentamos a renúncia de Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido, após 45 dias ocupando o cargo. Você vai entender porquê a premiê tomou a decisão e como essas movimentações afetam o cenário político e econômico do país.

Confira todos esses temas em mais uma edição do BMJ Podcast!

Leave a Reply