Skip to main content

A exatamente um mês da realização do primeiro turno das Eleições de 2022, a corrida entre os presidenciáveis fica cada vez mais intensa. No último domingo (28), os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Avila (NOVO) e Soraya Thronicke (União Brasil) participaram do primeiro debate presidencial televisionado. O encontro já começou a refletir no cenário eleitoral, e esse é um dos temas analisados neste episódio.

Participam do bate-papo dessa semana nossos consultores Carlos Müller, Érico Oyama, Fernanda César e Raquel Alves.

Além de analisarem os principais momentos do debate e o desempenho dos candidatos, nossos especialistas comentam também a repercussão do encontro e os impactos nas estratégias de campanha. Os principais colocados nas pesquisas de intenção de votos, o Presidente Bolsonaro e Lula, tiveram participações razoáveis. Entretanto, em um determinado momento, Bolsonaro fez críticas a uma jornalista, e acabou virando alvo dos outros participantes e dos expectadores nas redes.

Os candidatos Simone Tebet e Ciro Gomes foram os candidatos com citações mais positivas, na avaliação da Band, uma das organizadoras do debate. Segundo um levantamento qualitativo do Datafolha, para 43% dos eleitores indecisos, a candidata do MDB foi a melhor debatedora. Ciro Gomes foi bem avaliado por 22% dos entrevistados, enquanto Lula e Bolsonaro tiveram 10% das menções cada. Nossos consultores avaliam também as pesquisas eleitorais e as mudanças no cenário. Nos bastidores, as equipes de Lula e Bolsonaro avaliam as próximas participações, já que o desempenho de ambos não gerou muitos resultados.

Além disso, nossos consultores comentam também as últimas atividades no Congresso Nacional. Nas últimas semanas, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal se concentraram em votar as medidas provisórias que corriam risco de perder o prazo de validade antes das Eleições de 2022. Os parlamentares evitaram votar pautas mais sensíveis, já que grande parte tentará reeleição ou concorrerá a novos pleitos. Dentre os projetos votados, destacam-se a Medida Provisória 1118, que dispõe sobre o ICMS sobre combustíveis, na Câmara dos Deputados, e a aprovação no Senado do Projeto de Lei que derruba o Rol Taxativo da Agência Nacional da Saúde (ANS).

Confira todos os destaques neste episódio!

Leave a Reply