Skip to main content

Um discurso de campanha política do presidente Jair Bolsonaro em pleno encontro internacional, a ameaça de ataques nucleares da Rússia e a reação dos Estados Unidos marcaram a última reunião de líderes da Assembleia-Geral das Nações Unidas realizada esta semana em Nova York.

Esses são alguns dos temas abordados neste episódio por nossos consultores Érico Oyama, Mauro Cazzaniga, Nicholas Borges e Raquel Alves.

Além da análise sobre o discurso de Bolsonaro, você vai saber quais os desafios do Brasil para manter as relações e imagem internacional. Faltando poucos dias para as Eleições de 2022, o Presidente apostou na agenda internacional e participou do velório da Rainha Elizabeth II em Londres. Já na ONU, o discurso de Bolsonaro foi marcado por diversas falas que ressaltavam os feitos do seu governo com um tom de campanha política. O Presidente também pontuou pontos de política externa e manteve o tom moderado em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia. Na outra ponta, após o presidente russo Vladimir Putin ameaçar o uso de armamento nuclear contra os Estados Unidos e outras nações contrárias à ocupação da Ucrânia, o presidente norte-americano, Joe Biden, falou em seu discurso que não permitirá uma guerra nuclear.

Enquanto isso, no Brasil, os principais candidatos à Presidência da República focam nos votos úteis. Essa parcela do eleitorado será fundamental para definir o resultado e ditar se haverá um segundo turno. As pesquisas divulgadas nesta semana mostram um cenário estável e, agora, tanto o Presidente Jair Bolsonaro (PL), quanto Lula da Silva (PT) partem para conquistar os votos dos outros candidatos, principalmente de Ciro Gomes (PDT). Bolsonaro voltou a questionar as urnas com seus eleitores e vem enfrentando dificuldade para falar com não-apoiadores.

Já no cenário econômico, os principais candidatos precisam convencer aos eleitores de como vão manter ou até mesmo melhorar os programas sociais já oferecidos. O Orçamento de 2023 não consegue abarcar as promessas e o principal ponto é sobre como esse repasse de verba será feito. Nossos consultores analisam os planos de Lula e Bolsonaro para darem continuidade aos programas, já que ambos pretendem encaixar os gastos nas contas públicas; e qual cenário econômico deve ser herdado pelo próximo Presidente da República.

Faltando poucos dias para a festa da democracia e convidamos você para ouvir este bate-papo. Confira!

Leave a Reply