Skip to main content

O Congresso Nacional tem poucos dias para decidir o destino da PEC da Transição. O texto está sendo discutido no Senado Federal e ainda não há um consenso. Toda essa movimentação gera ansiedade na política e no mercado, e esse é um dos temas discutidos neste episódio.

Para esse bate-papo participam nossos consultores Aryell Calmon, Fernanda César, Gabriela Rosa e Raquel Alves. Você vai saber quais foram as últimas decisões acerca da PEC e como estão as negociações no Senado e na Câmara dos Deputados para garantir os R$600,00 de benefício prometido por muitos políticos eleitos e os programas sociais prioritários do presidente eleito Lula da Silva (PT).

Na última semana, Lula se reuniu com os presidentes das Casas Legislativas, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, para conversarem sobre a PEC. Existem várias propostas para o texto, mas para que ele seja conciso será necessário um relator para escrever e avaliar cada proposta. Na avaliação dos nossos especialistas, o apoio do Partidos dos Trabalhadores à reeleição de Arthur Lira foi estratégico, pois é ideal que o presidente da Câmara seja um aliado do governo em exercício.

Também falamos sobre a ação protocolada pelo Partido Liberal (PL) junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Segundo o PL, 250 mil urnas tiveram problemas durante as eleições, supostamente. O pedido foi baseado em um relatório técnico elaborado por uma auditoria do Instituto Voto Legal (IVL). Como resposta, o partido teve a ação indeferida e toda a coligação foi multada em mais de R$22 milhões por litigância de má-fé. Mais tarde, PP e Republicanos foram retirados da multa por alegarem não terem sido consultados pelo PL. O partido agora tenta reverter a situação e nossos consultores avaliam os impactos políticos gerados.

Enquanto isso, nos estados já é possível observar uma aproximação de alguns governadores, antes apoiadores de Jair Bolsonaro, com o próximo governo. Em São Paulo, o governador eleito, Tarcísio de Freitas, já começou a anunciar os nomes do próximo governo. Um dos escolhidos foi Gilberto Kassab, nome conhecido de Lula, o que indica uma gestão menos “bolsonarista” do que era esperado. Nossos consultores avaliam a postura do próximo governador e o que se pode esperar dos próximos indicados e da relação que ele terá com o governo de Lula.

Confira todos esses pontos neste episódio!

Leave a Reply