Skip to main content

Nesta semana, a posse do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de ser marcado por um discurso de defesa da democracia e do processo eleitoral brasileiro, foi também o primeiro encontro do Presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ocasião foi emblemática dado o contexto político em que ocorreu. Nossos consultores Érico Oyama, Fernanda César e Vinícius Colli analisam os detalhes neste episódio.

O comando do TSE é uma posição extremamente importante, principalmente com o cenário visto nas últimas eleições. Em seu discurso, Moraes defendeu fortemente a urna eletrônica, criticou a disseminação de informações falsas (fake news) e afirmou que liberdade de expressão não é “liberdade de destruição da democracia”. A cerimônia reuniu mais de dois mil convidados no plenário da Corte, entre eles, além de Bolsonaro e Lula, os ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer e José Sarney. Vale relembrar que, em seu governo, Bolsonaro diversas vezes criticou o papel do Poder Judiciário e das urnas eletrônicas. A cerimônia também oficializou a posse do ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente do TSE.

Também nesta semana, foi oficializada o início das campanhas eleitorais para as Eleições de 2022. Nossos especialistas comentam os primeiros dias de campanhas dos principais colocados na disputa à Presidência da República. Bolsonaro esteve em Juiz de Fora, onde foi alvo de um atentado em 2018, enquanto Lula, Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) participaram de atos em São Paulo. Já nas primeiras horas, os eleitores foram bombardeados no Twitter por mais de 400 mil postagens de candidatos a vários pleitos em todo o Brasil. Nossos consultores analisam as primeiras movimentações e comentam neste episódio o desempenho dos candidatos nas redes sociais.

Você também confere uma breve análise sobre os perfis dos candidatos no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, cerca de 83% dos deputados federais estão em busca da reeleição, enquanto no Senado Federal somente 12 dos 27 senadores que encerram o mandato este ano vão entrar na disputa. Nossos consultores analisam as mudanças esperadas com as eleições, tanto nas presidências das comissões como em relatorias de projetos importantes que tramitam nas casas.

Confira o nosso bate-papo dessa semana. Está imperdível!

Leave a Reply