Skip to main content

Projeto Brasil 2016: consultores e estudantes fazem balanço dos estudos e apresentam novidades para o segundo semestre

By 17 de julho de 2015No Comments

Na noite desta quinta-feira (16), consultores da Barral M Jorge e acadêmicos se reuniram para dar continuidade à agenda do Projeto Brasil 2016. Mesmo em período de férias, os estudantes estiveram presentes na Universidade de Brasília (UnB) para acompanharem as apresentações dos resultados do primeiro semestre do projeto, que envolve uma inédita parceria entre a BMJ e as empresas juniores Strategos, de Ciência Política, e Domani, de Relações Internacionais, da UnB.

Na ocasião, os grupos que haviam sido divididos em quatro temas – Alta Política, Macroeconomia, Indústria e América Latina -, apresentaram a metodologia e objetivos do projeto para os novos integrantes das empresas juniores.

Os consultores fizeram, também, um balanço dos resultados da primeira etapa de estudos e compartilharam o cronograma para o próximo semestre.

“Os resultados estão sendo muito satisfatórios. Antes, cada grupo estava fazendo um relatório, agora estamos unificando todos eles para entender como as variáveis dialogam”, frisa um dos organizadores e consultor da Barral M Jorge, Juliano Griebeler.

Novidades para o segundo semestre

O Brasil 2016 irá começar o segundo semestre com novidades. No dia 11 de agosto, os acadêmicos terão a oportunidade de participar de um workshop, ministrado pelo correspondente da Reuters no Brasil, Silvio Cascione, sobre a experiência da imprensa internacional na análise de riscos políticos e econômicos.

Também no próximo mês, a Embaixada do Reino Unido no Brasil irá organizar um  workshop que discutirá como o Foreign and Commonwealth Office lida com a construção de cenários prospectivos para o mundo.

Conheça o Projeto

Com o objetivo de promover a capacitação de estudantes no desenvolvimento de metodologias para a análise de risco, o Projeto Brasil 2016 surgiu em razão da constatação de uma lacuna de mercado existente neste setor.

Os grupos se reúnem com um calendário próprio para debater quatro grandes agendas: ambiente político-institucional, macroeconomia, setorial – que trata de assuntos como infraestrutura, transporte, energia e meio-ambiente -, e conjuntura da América Latina.

A cada mês, o diagnóstico dos trabalhos é apresentado em reuniões gerais. Os encontros terão como resultado final a produção de um documento estratégico de análise de risco da conjuntura política e economia do Brasil para 2016.

____________________

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Barral M Jorge
Vinícius Eulálio
Contato: (61) 3223-2700 / (61) 9877-3272
E-mail: [email protected]

 

Leave a Reply