Skip to main content

Projeto Brasil 2016: estudantes e consultores se reúnem para mais uma rodada de debate

By 29 de maio de 2015No Comments

Acadêmicos e consultores da Barral M Jorge estiveram na noite desta quinta-feira (29) na Universidade de Brasília (UnB) para dar continuidade às atividades do projeto Brasil 2016, que envolve uma parceria inédita entre a BMJ e as empresas juniores Strategos, de Ciência Política, e Domani, de Relações Internacionais, ambas da UnB.

Para esta fase, os estudantes dividiram-se em grupos para tratarem de diferentes temas da conjuntura política e econômica brasileira. Os participantes apresentaram análises sobre o ambiente político-institucional, sobre setores específicos que envolvem tópicos como infraestrutura, transporte e meio-ambiente, sobre o panorama macroeconômico, além de analisarem questões conjunturais da América Latina.

Estudantes e consultor discutem temas apresentados

Para a presidente institucional da empresa júnior Domani, Ana Luiza Prado, os encontros e as discussões sobre os temas propostos estão sendo bem aproveitados. “Nessa altura, os grupos estão muito engajados e interessados sobre os assuntos”, ressalta. “O projeto é interessante, pois temos a oportunidade de lidar com temas atuais que não vemos na universidade e que são mais complexos”, completa. 

À medida que os resultados aparecem, há um entusiasmo crescente dos alunos na visão do consultor em relações governamentais da Barral M Jorge e um dos organizadores do Brasil 2016, Gabriel Petrus.

“O projeto reforça a existência de mais uma alternativa profissional para os acadêmicos de relações internacionais e de ciência política”, observa o consultor. 

Sobre o Projeto

Com o objetivo de promover a capacitação de estudantes no desenvolvimento de metodologias para a análise de risco, o Brasil 2016 surgiu em razão da constatação de uma lacuna de mercado existente neste setor.

Os grupos se reúnem com um calendário próprio para debater quatro grandes agendas: ambiente político-institucional, macroeconomia, setorial – que trata de assuntos como infraestrutura, transporte, energia e meio-ambiente -, e conjuntura da América Latina.

A cada mês, o diagnóstico dos trabalhos é apresentado em reuniões gerais. Os encontros terão como resultado final a produção de um documento estratégico de análise de risco da conjuntura política e economia do Brasil para os anos de 2016 e 2017.

A próxima reunião acontecerá no dia 11 de junho no prédio IPOL/IREL, no campus universitário Darcy Ribeiro da UnB.

____________________

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Barral M Jorge
Vinícius Eulálio
Contato: (61) 3223-2700 / (61) 9877-3272
E-mail: [email protected]

 

 

Leave a Reply