Skip to main content

Welber Barral: “O Brasil pode aumentar sua competitividade sem depender do mercado internacional”

By 27 de setembro de 2016No Comments

 

O jornal paranaense Gazeta do Povo entrevistou o Ex-Secretário de Comércio Exterior e Sócio da Barral M Jorge, Welber Barral, sobre as possibilidades de crescimento do comércio exterior brasileiro.

Barral afirmou que depois de muitas décadas, o comércio internacional está crescendo pouco, abaixo do PIB. “É um mercado altamente competitivo que contrasta com o momento atual do Brasil, afinal de contas o que o país precisa agora é aumentar suas exportações”, disse.

Para alcançar esse objetivo, o especialista indicou que o Brasil precisa criar um sistema tributário que seja mais favorável às exportações, pois ainda há muito acúmulo fiscal na cadeia; além de simplificar e reduzir a burocracia no comércio exterior e a investir em infraestrutura.

Analisando o atual cenário político e sua relação com o crescimento econômico, Barral afirmou que “olhando para a economia primeiramente, podemos dizer que o Brasil vai se recuperar, apesar do governo. A economia brasileira tem um mercado interno tão grande, que ele vai continuar com seu ciclo econômico. Agora, o prazo de recuperação é que vai depender de quais reformas forem implementadas ou não pelo governo federal. De qualquer forma, nós devemos ter um 2017 melhor que 2016, e um 2018 melhor que 2017. Não sabemos quanto ainda, mas há uma expectativa de 1 a 1,5% de crescimento para o ano que vem, e 3 a 3,5% em 2018. ”

Além disso, ele falou sobre mega-acordos, commodities, comércio com a América Latina e a União Européia e os desafios governamentais na parte de Comércio Internacional. Leia aqui.

Leave a Reply