Skip to main content

O ano de 2022 foi de eleições não somente no Brasil, mas também nos Estados Unidos. As midterms, eleições que acontecem no meio do mandato presidencial, aconteceram dia 8 de novembro, poucos dias após o segundo turno aqui no Brasil.

Com esse cenário de mudanças em ambos os países, quais as perspectivas para as relações diplomáticas e comerciais com o terceiro governo de Lula e a nova composição do congresso americano?

Para conversar sobre esse tema, nossas consultoras Bruna Rizzolo, Carolina Bermúdez, Geovana Pessoa e Monica Rodriguez entrevistam Valentina Sader, Diretora Associada no Centro Adrienne Arsht para América Latina do Atlantic Council.

Valentina é coautora de publicações sobre a parceria estratégica EUA-Brasil e coordenou eventos com formuladores de políticas de alto nível, líderes empresariais e membros da sociedade civil no Brasil e nos EUA.

Nossa entrevistada comenta as diferenças nos sistemas eleitorais entre os países e o histórico de relações comerciais e políticas. A parceria entre Brasil e EUA são importantes para ambas as partes, que sustentam relações pragmáticas a nível de Estado, independente do governo em exercício.

As midterms sinalizam as tendências da política norte-americana para os próximos anos e podem impactar a segunda metade do mandato do presidente Joe Biden, do Partido Democrata. Essas eleições decidem quem serão os 435 membros da Casa dos Representantes, o equivalente à nossa Câmara dos Deputados. Também haverá renovação de 33 dos 100 dos senadores, além da eleição de governadores em alguns estados.

Em nosso bate-papo falamos sobre o cenário político nos EUA, as expectativas para a relação de Joe Biden com o próximo governo de Lula da Silva e para as relações políticas e comerciais entre os dois países. Confira!

Sobre a Atlantic Council

O Atlantic Council promove a liderança construtiva e envolvimento em assuntos internacionais com base no papel central da Comunidade Atlântica em enfrentar os desafios globais. O Conselho fornece um fórum essencial para navegar pelas dramáticas mudanças econômicas e políticas que definem o século XXI, informando e galvanizando sua rede de influência única de líderes globais.

Leave a Reply