Skip to main content

Com o fim do recesso, os parlamentares retornaram às atividades com diversas pautas importantes para serem discutidas, dentre elas o Arcabouço Fiscal, Reforma Tributária e o PL do Carf. Paralelamente, o Comitê de Política Monetária (Copom) também anunciou a redução de 0,5 pontos percentuais na Selic, dando início ao ciclo de cortes na taxa básica de juros. Enquanto isso, a Cúpula da Amazônia acontece em Belém, colocando o Brasil em destaque nas discussões ambientais. Esses temas são analisados no episódio desta semana com os nossos consultores Bruna Rizzolo, Érico Oyama e Letícia Mendes.

As atividades no Congresso Nacional ainda estão aquecendo. Uma das razões é a reforma ministerial aguardada pelos partidos do Centrão. Na Câmara dos Deputados, Arthur Lira, presidente da Casa, aguarda a acomodação do Progressistas e do REPUBLICANOS para então prosseguir com a Reforma Tributária. Enquanto isso, temas mais consensuais vão sendo discutidos. O governo já tem dois nomes de candidatos para agregar às pastas ministeriais: André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (REPUBLICANOS – PE). Mas até lá, os acordos políticos vão sendo construídos, principalmente sobre quais serão os nomes que devem sair para as novas entradas. Em paralelo, o Ministério da Fazenda ainda precisa “vencer” outras batalhas para conseguir atingir a meta de zerar o déficit fiscal já em 2024, quadro considerado muito otimista para ser atingido no prazo.

Outra movimentação importante foi a redução da Selic anunciada pelo Copom. Além do anúncio acima do esperado pelos especialistas, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, declarou que o BC estuda alternativas para diminuir a inadimplência no pagamento do cartão de crédito rotativo. A declaração foi dada durante a apresentação do Relatório de Inflação e de Estabilidade Financeira no Senado. Nossos consultores analisam como esse discurso mais alinhado ao governo pode refletir na redução da Selic nos próximos meses.

Por fim, você também confere o saldo da Cúpula da Amazônia, evento que reuniu presidentes e ministros do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela esta semana no Pará. Foi assinada a Declaração de Belém para cobrar países desenvolvidos e o governo Lula destacou a meta de desmatamento zero até 2030. Alguns pontos abordados durante o encontro ficaram sem resposta e nós trazemos um resumo neste episódio.

Leave a Reply