Skip to main content

Recentemente, o Brasil assumiu a presidência pro tempore do Mercado Comum do Sul. Assim, o país poderá priorizar e pautar os temas de interesse durante os próximos seis meses. A posição chega em um momento crucial para a conclusão do acordo MERCOSUL-UE, que vem sendo discutido há mais de duas décadas. Nossos especialistas analisam este cenário no episódio dessa semana. Participam do bate-papo os nossos consultores Josemar Franco, Monica Rodriguez e Nicholas Borges.

O acordo de livre-comércio entre os dois blocos é complexo e tem esbarrado na temática ambiental, principalmente na redução de produção de carbono. Uma side letter apresentada recentemente pela UE pegou os países sul-americanos de surpresa e vem sendo criticada pelo governo brasileiro. Neste episódio, nossos consultores comentam o posicionamento do presidente Lula da Silva e dos demais países do MERCOSUL, além da contraproposta já apresentada para diminuir os danos das exigências aos países do bloco.

Ao menos três alterações nas chamadas “compras governamentais” serão essenciais para que o acordo seja firmado e aceito pelo MERCOSUL. Nossos especialistas comentam os impactos dessas mudanças para a firmação do Acordo e o papel do Brasil como protagonista em um momento tão crucial. Saiba também as pautas que devem ser priorizadas durante a gestão brasileira do bloco.

Há ainda outros acordos importantes para serem firmados com Canadá, Coreia do Sul e Singapura. O Brasil também sinalizou que deve explorar novas frentes de negociação com China, Indonésia, Vietnã e países da América Central e Caribe.

Se você tem dúvidas sobre o tema e quer saber mais sobre a gestão brasileira e as expectativas sobre o acordo entre MERCOSUL e União Europeia, não perca esse episódio!

Leave a Reply